O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) e a Secretaria de Comunicação Social (SECOM/PR) assinaram ontem, dia 8 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) direcionado para o fortalecimento da publicidade responsável no Brasil e também para o enfrentamento a golpes e fraudes que utilizam políticas públicas.
O objetivo com esse ACT é promover ações de formação, capacitação, troca de experiências, disseminação de informações e metodologias, buscando sempre as melhores práticas da autorregulação da publicidade. Diante das transformações digitais, o que se quer, é reforçar a ética, a transparência e a integridade da comunicação.
Para Sergio Pompilio, presidente do CONAR – na foto de abertura desta matéria, de gravata azul -, a publicidade brasileira é reconhecida mundialmente por sua criatividade e qualidade, estando na vanguarda das inovações e, justamente por isso, torna-se ainda mais importante investir em soluções construídas de forma colaborativa. “A assinatura deste acordo com a SECOM representa um marco na trajetória do CONAR e da autorregulação publicitária, consolidando um modelo de parceria que fortalece princípios éticos e a prática de uma comunicação responsável e transparente. Não tenho dúvida de que esta cooperação será um divisor de águas”.
SPA e Conar
A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda e o Conar também assinaram ontem, dia 8 de setembro, um acordo para fortalecer a fiscalização nas campanhas de publicidade do setor de apostas de quota fixa e promoções comerciais no Brasil.
Entre as ações previstas no acordo estão a criação de um fluxo permanente de comunicação entre a SPA e o Conar para tratar de casos de publicidade irregular. Com a parceria, a expectativa é alcançar resultados concretos, como a identificação de anúncios infratores.